segunda-feira, 21 de março de 2022

Primeiro encantamento

 

Para ele foi um primeiro poema e para mim também um dos primeiros a acordar este deslumbramento pela poesia. 


Canção


Tinha um cravo no meu balcão;
     veio um rapaz e pediu-mo:
     - mãe, dou-lho ou não?

Sentada, bordava um lenço de mão;
    veio um rapaz e pediu-mo:
     - mãe, dou-lho ou não?

Dei um cravo e dei um lenço,
     só não dei o coração;
     mas se o rapaz mo medir    

     - mãe, dou-lho ou não?

Eugénio de Andrade - Primeiros poemas.



7 comentários:

  1. Que bonito!
    Impossível não esboçar um bom sorriso

    ResponderEliminar
  2. o geninho foi também o meu primeiro choque frontal com um poema
    andar a contar silabas dos lusiadas é geometria, e não passa a poesia por ser dada numa aula de português

    aliás lembro-me perfeitamente desse primeiro encontro, foi numa aula mas não foi de português
    ainda hoje sei de cor o poema que a professora leu
    Sê paciente; espera
    que a palavra amadureça
    e se desprenda como um fruto
    ao passar o vento que a mereça.

    ainda hoje esse poema me ensina a arte da paciência e da apreciação do vento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que ele tem esse papel: de iniciação à poesia, depois de o lermos parece que já entramos num outro mundo onde podemos caminhar para outros lugares...e não se esquece.
      Obrigada Luís pelo poema que trouxe.
      ~CC~

      Eliminar
  3. Não o conheço senão da poesia, mas também foram as suas palavras que a ela me conduziram.
    Bom dia, CC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Bea, nunca lhe agradeceremos o suficiente.
      ~CC~

      Eliminar
  4. Belo instante este! E.A. pintava tão bem os momentos com palavras simples, plenas e certas.
    Para mim, isto é Poesia.
    Um fim de semana com momentos bons e poéticos, CC

    ResponderEliminar

Passagens