quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Poética (III)



Moram aqui neste hotel *almas imortais que deambulam pelos quartos e se sentam invisíveis a tomar o pequeno almoço comigo na varanda debruada sobre o rio. Só eu sei que não estou só. Dizem-me ao ouvido pedaços de versos e por isso demoro muito tempo a finalizar o café, saboreando as palavras e soletrando que "o nosso dever é falar.** "e que é "urgente o amor"***, nada tem tal emergência, tal eclodir. 

Em todo o lado as paredes têm poemas escritos, dentro e fora deste espaço. Mas não há ninguém que pare a ler, acho que nem sabem que esta praça é dos poetas, mais adiante é a poética dos mergulhos fluviais de famílias inteiras que se desenha no meu olhar, é bonito também.

Mas estou certa que alguém um dia se sentou aqui e sentiu a respiração cortada pela beleza do lugar, algo só semelhante à vibração interior de um verso. Poderia ficar muito tempo e nunca estaria verdadeiramente só. "Ama como a estrada começa****", também, como o poeta,  não sei o que quer dizer, mas sei que traduz a intensidade com qual sempre senti a vida.

 


Notas:


*E assim cumpri mais um desejo dos dez da lista.
**  e ****Versos de Mário Cesariny cujo centenário de nascimento se comemora hoje.
*** Verso de Eugénio de Andrade.

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Já estive sim, mas foi uma viagem mesmo curta, a vida a sul clama a minha presença e não pude ficar mais...e fiquei com muita pena.

      Eliminar
  2. Fui ver e há um Hotel os Poetas em Ponte da Barca. Mesmo que não seja esse - há várias localidades que têm hotéis com o mesmo nome -, estava eu pensando que é mais um desejo satisfeito. E vai daí a CC escreveu mesmo o que eu estava pensando sem nenhum préstimo.
    Não acho que os poetas habitem em hotéis, mas, se sente acompanhada por eles e é grata a companhia, o mundo é de quem o imagina.
    Boa noite, CC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que sim, muitos deles viveram até em hotéis:). Alguns são lugares muito poéticos mesmo que não se chamem "Os poetas" como este. Estou certa que eles andam por aí a falar com que os escuta, não se deixaram ficar apenas dentro dos livros...

      Eliminar
    2. Tenho para mim que os poetas moram na alma de algumas pessoas, são seu privilégio; já imateriais, são elas que os transportam aqui e ali. Parece-me este pensamento mais consentâneo com a democracia do gosto - que também é, afinal, uma espécie de elite; sem que dependa da bolsa de cada um. Neste sentido, entendo que a poesia não se passeia por hotéis bonitos que os lembram mais por sugestão económica que outra coisa e a que um mínimo de hóspedes presta homenagem. Contudo, acredito que, se puderem, hão-de passear-se por lugares onde foram felizes; ali deixaram pedaços de vida. Mas não sei se podem, CC:).
      Tenha um bom dia.

      Eliminar
    3. Bea, mas este é um hotel econômico, nem elevador tem. Apenas duas estrelinhas e elites zero. Quanto aos poetas deve entre eles haver quem aprecie hotéis de todos os tipos, mas foram justamente os mais freaks que lhes ficaram associados. De resto, de acordo, é só saber escutá-lis.

      Eliminar
    4. Isto de usar o TM como forma de acesso é terrível, lá ficou o acento trocado, etc, etc...vou deixar-me disso.

      Eliminar

Passagens