sexta-feira, 11 de outubro de 2024

A nobel da Literatura

 

Senti-me muitos frustrada com o três últimos prémios nobel, não conhecia nem tinha lido nenhum daqueles autores.

Agora finalmente sim. Li a Vegetariana e o Livro Branco. Os livros mais estranhos que alguma vez li. Ainda hoje não consigo dizer se gostei ou não de cada um deles. Com a Vegetariana senti a mesma sensação de náusea que senti com o Ensaio sobre a Cegueira de Saramago, é como se a humanidade se tivesse perdido de si mesma, há uma tristeza colada a cada palavra e é como nos encerrassem num beco sem saída. Sofrer com os livros é uma coisa que me custa, não se trata de querer livros com histórias bonitas e finais felizes, é mais não conseguirmos encontrar empatia com aquele sofrimento, é essa a dificuldade. A mulher retratada na Vegetariana é um ser humano em absoluta queda e, no entanto, é difícil compreendê-la e amá-la. Já com o Livro Branco é de poesia que se trata, ainda que escrita em prosa. Mas e também hermético, gelado, um pouco amargo, escapa-se entre os dedos como água que corre. A princípio achei que era uma diferença cultural, que ela transporta na sua voz o Oriente e que o meu coração sabe ouvir melhor as vozes do Ocidente ou de África. Mas vendo bem, não é isso, ou pelo menos não é apenas isso, é mesmo a sua singularidade. 

Talvez a sua estranheza se chame originalidade e ela mereça mesmo este prémio, considero que sim.

~CC~


4 comentários:

  1. Por ouvir falar deles, não me seduz ler qualquer dos livros de Han Kang. Também não li o Ensaio sobre a cegueira. Por razões idênticas às suas, CC; e mais uma ou outra. Perderei por não o fazer, é uma opção. Mas tendo tanto leitor, menos um não fará diferença e tenho para mim que me poupo.
    Pois, o mal pode ser nosso, e quem sou para avaliar se não haveria gente mais capaz. Certa vez tive curiosidade e comprei um livro de dois autores premiados com o nobel. Por não ter apreciado, parei por ali.
    Que tenha um bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou muito curiosa:) Nestas coisas claro, outras passam-me completamente ao lado. Mas percebo-a Bea. Um bom fim de semana

      Eliminar
  2. Apesar de tudo... tenho curiosidade.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu também tinha muita e por isso li...e não me arrependo. Se não amei, também não "desamei". Um abraço

      Eliminar

Passagens