sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Nós ao espelho



Por dentro a minha energia é mais ou menos sempre a de um pássaro pronto a levantar voo, talvez a velocidade do looping seja diferente e apeteça mais planar. Olhamos ao espelho e vemos as mudanças mas não acreditamos plenamente nelas e custa pronunciar a idade que temos, parece-nos inacreditável não termos parado entre os trinta e os quarenta. Não serei como a minha mãe que diz que só começou a ter rugas a partir dos oitenta mas custa-me a aceitar ter a idade que tenho.

No entanto, penso se queria voltar a alguma outra idade da minha vida, não creio que os 30/40 tenham sido um mar de rosas, creio que só do ponto de vista físico terá sido mais plena, no mais pode ser e foi tão tormentosa quanto qualquer outra. Ontem um bebé chorou noite dentro e lembrei-me dessa sensação de não dormir um ano inteiro. O que me entristece é mais a consciência de que não há envelhecimento sem degradação física e não sendo eu uma adepta dessa nova quimera da moda chamada envelhecimento activo, gostaria de aceitar o modo como o meu corpo vai mudando e o meu rosto também, sem que ao mesmo tempo isso signifique uma entrega aos sinais menos positivos que o corpo dá. Porque em breve farei mais um ano, porque estou numa nova fase da vida, vivendo agora sozinha praticamente durante toda a semana, porque quero que este ano não seja tão árduo como o que passou, porque quero ter mais tempo para mim própria, penso em pequenas mudanças que posso fazer. Nada que me faça procurar esses profissionais da desorientação moderna, nessa nova especialidade denominada coaching. Eu hei-de saber resolver-me.


Ao espelho e com muita companhia :)


4 comentários:

  1. muito prazer em conhecê-la :)
    também faço anos este mês. 52. e há uma frase que eu gosto muito e não sei quem escreveu, diz: que o passar do tempo seja uma conquista, não uma perda. é isso que eu tento. quanto ao envelhecer do corpo, deve haver uma razão que eu também ainda não descobri... mas deve estar relacionado com a nossa capacidade de amar para além do que se vê... sei lá... uma transcendência qualquer... :) parabéns CC, seja qual for a data do seu aniversário, e obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana, obrigada por vir até aqui...somos 4 na foto! Como sabe qual é que eu sou? Até posso ser aquela moça da t-shirt das riscas...afinal ela também vai envelhecer.
    ....Acho que tenho muita coisa em comum consigo mas não percebo bem isso de amar para além do que se vê, nem a relação com a idade...acho que a grande dificuldade do amor está mesmo em que nunca se vê, deixa-se ver por uns sinais...e às vezes dúbios, é mais um vai-se tacteando...
    Acho que a minha maior mudança está em que estou-me cada vez mais nas tintas para coisas como o poder, os cargos, os pergaminhos académicos...fui aprofundando essa indiferença ao mesmo tempo que a irritação para tudo o que é bajulação foi crescendo...
    Beijinhos
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uma vez li um testemunhos de dois cegos que se apaixonaram e viviam juntos, o seu amor. nunca se viram. imagina a intensidade dessa relação? a verdade...

      Eliminar
  3. CC, hoje passo por cá para desejar um dia de aniversário muito feliz, vivido com amor e com a serenidade dos pequenos (grandes) momentos de felicidade.

    Um beijinho

    ResponderEliminar

Passagens