terça-feira, 5 de novembro de 2019

Arbutus Unedo



Quando eu voltar virei buscar as vidas que não tive ou não fui capaz de ter. 
(inspirado na Sophia e na Ana)

Podia ter sido apanhadora de medronhos por exemplo, palmilhando os lugares da serra onde eles crescem mais vermelhos e mais doces, equilibrando o meu corpo para não cair nas veredas, ajudando os ramos a dobrarem-se com a ajuda do caibro. Respiraria o ar mais puro, sentiria as pequenas gotas da chuva sem mágoa, teria as marcas da lama na roupa de levar ao campo que não se lava se não no final da semana. Seria muito mais terra.

Teria sempre um problema, o de não comer os medronhos à medida que os apanho como fiz no sábado passado, na serra de Monchique. Outro problema ainda: o de gostar muito mais do fruto do que da dita aguardente, excessivamente forte para meu gosto. E talvez fosse uma vida cheia de solidão, pois contam-se pelos dedos das mãos as pessoas que ainda apanham medronho. Não é fácil, fizemos uma apanha comunitária com mais de 30 pessoas e mal chegámos a dois baldes cheios.

Há quem lhe chame os morangos do Outono. São quentes, entre o doce e o ácido, entre o pêssego e o maracujá.

~CC~

8 comentários:

  1. São tão lindos, não são? E deliciosos!
    Nunca provei a aguardente (nunca calhou) mas agora fiquei com vontade de experimentar ;)
    Também adoro árvores e sempre as fotografei muito; até houve um tempo em que comentava por aí nuns blogs como Maria Tree Lover (🌲L).
    Depois virei arbusto e sou a Maria Esteva.
    Quem sabe ainda fico mais rasteirinha, mais rente ao solo, e passo a ser a Maria Papoila...

    Semana feliz, ~CC~.
    🌲L

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O medronheiro situa-se entre a árvore e o arbusto e nesta altura é particularmente bonito pois está cheio de flores brancas e de frutos, até ao final de novembro os frutos ainda aparecem e outros vão amadurecendo e caindo.O chão fica um tapete vermelho. Mas se os apanharmos do chão no dia em que caem ainda estão muito bons, apanhei e comi vários.

      Eliminar
  2. Não sei o sabor do medronho, mas, dada a escassez do fruto, se acaso fosse apenas uma apanhadora de medronho, era pobrezinha de esmola. Talvez a opção de ser apanhadora comunitária, coisa de tempos livres, não seja má ideia.
    Boa noite:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não se enriquece apanhando ou produzindo...quem enriquece é quem transporta e quem vende. O que é lindo no medronho é ser totalmente selvagem. A apanha comunitária foi muito especial, pelo meio houve teatro:) Veja aqui: https://www.lavraromar.pt/

      Eliminar
  3. medronhos de outono que, entre o amarelo e laranja quase vermelho, abrem um colorido por entre arvoredo que tende a ser batido pelo vento serrano. a colheita pode ter sido menor, mas por entre todos houve muito mais que quantidade numérica num balde despejada.

    boa semana,
    Mia

    ResponderEliminar
  4. Os incêndios de Monchique devem ter reduzido bastante os medronheiros. Também gosto dos medronhos, rubros e macios.

    ResponderEliminar
  5. Sim Luísa, havia várias áreas queimadas e a história que ia acontecendo ao longo do percurso contava isso mesmo.
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens