segunda-feira, 29 de março de 2021

Deslumbre

 

A propósito da frase inocente de uma adolescente face ao seu mentor nesse programa para mim tão atraente quanto repulsivo em que se cantam canções pela noite dentro (oh, mas isso era toda uma discussão sobre prós e contras). Disse-lhe ela: é a pessoa mais maravilhosa que eu conheci. 

Teremos mestres? Hoje pouco reconheço tal devoção ou mesmo simples admiração ou sequer reconhecimento nos jovens com os quais trabalho. Creio que não há deslumbre e é raro que um ser humano reconheça num outro o que ele tem para lhe ensinar ou o que lhe ensinou. A grande rede (Internet) parece ser o grande mestre.

Perguntei-me pelos meus mestres. É verdade que também nunca fui de admirações intensas e muito menos de seguir pessoas, correntes, sequer vestir a camisola das escolas ou academias por onde passei, pelo contrário, fiz cada grau académico em escolas diferentes e com pessoas diversas em quase tudo. Recusei com custos o percurso linear em que nos ligamos a uma persona académica. No entanto, sou capaz de reconhecer pessoas com as quais aprendi coisas, me mostraram caminhos, me trouxeram outros horizontes. Estavam elas próprias em diversos contextos. E apesar de acontecer menos agora, sim, há ainda alguns deslumbramentos que me acontecem. E por deslumbramento não falo nos minutos em que fico a olhar para a Maria João Pires a tocar piano, esse também acontece, esse reconhecimento do valor do outro, do seu talento. O deslumbramento a que aqui me refiro é aquele que acontece na relação que tecemos com alguém com quem nos cruzamos efectivamente, alguém que nos dá a mão de e nos leva a olhar a Oliveira que sempre vimos com um olhar diferente ou pelo menos de outros ângulos.

~CC~



4 comentários:

  1. Ao invés da CC, sou de deslumbramentos. E encontrei muita gente que me deslumbrou e ainda me deslumbra (Sobrinho Simões é o meu herói particular, por exemplo; e deslumbra-me, sim). Professores, colegas, amigos, gente que oiço falar, tocar, cantar. Deslumbro facilmente. E visto as camisolas com alma quando as visto. E se.
    Como quase não vejo tv, o resto não posso comentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobrinho Simões é uma boa escolha sim:)
      Vestir as camisolas com alma também é uma bela expressão, gostei dela. Penso mais que no que poderia vestir com alma em termos de "causas". E aí sim, tenho algumas. Com instituições é mais difícil.
      ~CC~

      Eliminar
  2. Os livros têm sido o travesseiro do meu espírito CC, e por vezes, certos mestres. Incluo nesta categoria alguns professores (menos) e outras pessoas com as quais me cruzei na vida (mais). Dos primeiros ficou um conhecimento fragmentado, cingido a algumas matérias lecionadas, e portanto sem a abrangência a que a palavra Mestre obriga.
    Quanto ao mestre Google vou contar-lhe uma história que me sucedeu.
    Com toda a informação disponível na internet, sempre se poderá afirmar que não precisamos de especialistas para nada, pois podemos saber o mesmo que eles sabem. Bastam umas horas de pesquisa e saberemos tanto como o nosso cardiologista, ou como o nosso advogado.
    Ora acontece ultimamente ser acometido de umas tonturas que teimam em deixar-me num estado de grande desorientação e com o "médico" portátil tão à mão, pus-me a pesquisar, navegando por toda a ciência médica disponível na língua de Camões e não só.
    Tarefa ingrata e que me deixou com a cabeça arrasada pois descobri ser portador de todas as doenças e mais alguma :)

    ResponderEliminar
  3. Joaquim, é um clássico isso de procurar na NET o que poderão ser os sintomas e verificarmos que temos a probabilidade de ter as doenças todas:) Mas não é mesmo o melhor...não deixe de ir a um médico/a a sério, daqueles que ainda usam bata branca e que preferencialmente não nos atende com o olhar fixo no computador.
    Todos os mestres têm que ser de carne e osso e ter estabelecido um contacto olhos nos olhos um dia connosco, acho que sem isso não há mestria que valha, não obstante o imenso, incomensurável valor dos livros (mas isso é outra mestria).
    As suas melhoras!
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens