segunda-feira, 10 de maio de 2021

Um poema em seis andamentos (um)

 

Há coisas que nunca me cansam, pelo contrário, a sua prática aumenta a minha energia, dispara-me o coração, dá-me vida. Uma delas é descobrir poesia e poetas novos, isto é, não apenas novos e para mim desconhecidos mas admiráveis.

Eis o poema "Diário" de Francisca Camelo, são seis andamentos, deixo-vos o primeiro.

1.

perguntei-lhe
se me queria beijar
beijos pequenos
pelo meu corpo inteiro
povoar a minha pele de amor
ele respondeu
quero rebentar-te toda.


(Do livro "A importância do pequeno almoço")

4 comentários:

  1. Bolas, se fora comigo dava às de vila Diogo. Admito que haja quem babe por essa força amorosa.

    ResponderEliminar
  2. Não creio Bea que sejam assim muitas, creio é que os homens acham que sim, a maior parte desconhece em absoluto a sexualidade feminina, é que nem se dão ao trabalho...este poema quanto a mim representa muito bem esse engano.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  3. Ler poesia é ato individual. É como admirar um quadro, cada um retira as suas conclusões; pode-se gostar ou detestar. É o campo de eleição da subjetividade e não carece de explicação; sente-se.
    O poema que nos oferece traduz a incompreensão do feminino por parte dos homens. Vou continuar nesse registo, a brutalidade e o erotismo do que se segue, não é poesia, é apenas a esperança de um personagem em encontrar estratégias inusuais, e incompreendidas, de comunicação e consolo, porque também há que perceber o que se passa na cabeça dos homens:
    - Ouça bem o que vou deixar gravado, Cíntia, para que germine dentro de você. Um dia ainda vou arrancar sua calcinha com os dentes, ho, ho, ho. O Gorila tem dentes afiados, de aço. Mas isso não quer dizer que ele seja um bruto, pois sua língua é aveludada como sua voz e faz vibrar as cordas mais íntimas de uma mulher sensível, feito um virtuose com seu piano. Como esse piano que você ouve ao fundo, Cíntia. É um prelúdio. De Debussy. Um tarado estúpido não poria para tocar um prelúdio de Debussy, poria?
    (O vôo da madrugada - Sérgio Sant'Anna)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ah...estou a ver que também anda "perdido de amores" pelo Sérgio
      Sant´ Anna...será a poesia também um espelho em que cada um se vê, se encontra?
      ~CC~

      Eliminar

Passagens