quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Pergunta difícil

 

As noites mais longas de Inverno são difíceis para os mais velhos, a minha mãe baralha as horas e pensa que já é muito mais tarde, sobra-lhe mais tempo e torna-se mais sombria.

Talvez por isso, no tom zangado que os 93 podem ter, me tenha feito a pergunta: o que faço eu aqui? Para que é que estou neste mundo?

Comecei por lhe responder: é uma pergunta que todos podemos fazer a nós próprios. Não foi resposta que a satisfizesse, filosofia a mais. Aos 93 já não se aceita que as perguntas não tenham resposta.

Então cheguei-me bem perto, olhei para ela e ocorreu-me a resposta: estamos aqui para fazer companhia uns aos outros, é para isso que estamos aqui.

Ficou muito calada, quase pensativa...e disse: é verdade, lá isso é verdade.

Vamos ver até quando a resposta lhe servirá.

~CC~



4 comentários:

  1. Resposta que todos sabemos mas pouca gente a dá.

    ResponderEliminar
  2. Pergunta bem pertinente, não é CC? E também a sua resposta. Ambas, mesmo que o não pareça, bastante filosóficas. E no entanto é bem verdade que as noites se tornam mais longas; o relógio parece escarnecer de nós, anda mais devagar e atarda-se sem motivo em algumas horas. Ainda assim, talvez por não ter noventa e a cama sanar o mau estar, prefiro as noites. Prefiro-as no que têm de sonho, na pausa de silêncio adormecido que envolve todas as coisas e descansa a mente, no bem estar morno de casulo que a cama oferece e onde corpo e alma, enfim, se distendem e perdem peso. Estranhos seres somos, precisados de compridas horas fingindo morte e dessa semi morte se alimentam para viver o dia. As noites, convenço-me, passamo-las com quem queremos, enquanto os dias têm seus próprios caminhos. Em certa medida, ao determinismo diário mais seus problemas de viver, ainda prefiro a liberdade nocturna.
    Creio que até a bíblia dá razão à sua resposta, CC, existimos para ser companhia; Eva não veio ao mundo apenas pela necessidade de procriação, a companhia é dever e necessidade de todos os homens, sem ela o que seríamos? Decerto que não humanos.
    Um beijinho para si e sua mãe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Bea, tudo o que diz...e como diz de forma tão bonita: existimos para ser companhia.
      Um beijinho
      ~CC~

      Eliminar

Passagens