quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Sim, o que queriam?

 

A determinada altura o moderador, depois de ter interrogado brilhantemente os autores sobre como convivem com um poder inútil (a poesia) e ter lido um poema de cada um dos presentes, desfez-se do seu tom (mais) intelectual e colocou-lhes as perguntas que as filhas lá em casa gostam de fazer à hora do jantar. O que salvavas de uma casa em chamas? Se tivesses um superpoder, qual escolhias? Também gosto de me divertir com essas coisas.

E então, qual seria o vosso superpoder?

É que ele fez batota e disse que seria a liberdade, a mais humana das construções.

Ora, superpoder é algo inatingível que o ser humano não consegue por si próprio obter. Sim, sim, o que queriam?

~CC~

4 comentários:

  1. De uma casa em chamas eu acho que não salvava nada, deixava arder, paciência. Não arriscava a vida por um livro, uma carteira, uma pintura, ou outro objecto. Abria uma única excepção: se, por azar, dentro da casa estivesse uma pessoa aos gritos - e ainda que não gritasse, fosse do meu conhecimento que ali se encontrava. E isto se não houvesse bombeiros, gente mais dada ao fogo que eu. Ou o medo não me tolhesse por inteiro que ninguém sabe antecipadamente como reage em situações limite desta natureza.
    E entendo quem escolheu a liberdade. Pois se nunca o homem por si mesmo consegue ser livre e sempre está a caminho - com esforço, não esqueçamos -, a liberdade é o próprio superpoder e está muito bem. Só me parece que o proprietário de tal faculdade suprema fica assim excluído da espécie. Quem sabe não se torna um deus... Nada mau.

    ResponderEliminar
  2. Bea, assim não brinco:) São superpoderes, aquelas coisas que os miúdos imaginam ter e são sobre-humanas, ou seja, inalcançáveis para eles...

    ResponderEliminar
  3. são difíceis estas perguntas... é como a cena dos três desejos... acho que um bom super poder seria o poder do esquecimento... estalar os dedos e pimba, esquecer aquela dívida ao fisco
    quanto ao que salvava de uma casa a arder, acho que só se fosse alguma foto antiga, daquelas que não estão na nuvem...

    ResponderEliminar
  4. O esquecimento é um poder possível, sem ele estaríamos perdidos:) Mas às vezes não é fácil....mas do Fisco é arriscado, é que eles nunca se esquecem de nós:) Abraço

    ResponderEliminar

Passagens