domingo, 30 de outubro de 2022

Casa

 

As minhas memórias da escola são muito raras, às vezes penso que só iniciei a escolaridade no Ensino Secundário, pois desse período as lembranças são vivas e intensas. 

Não recordo aulas, professores ou matérias. Não me lembro de nada do que aprendi. Tenho a ideia de que escrevia num diário. Tenho a ideia vaga de que uma vez a professora de Português me deu os parabéns por um texto e o li em aula. 

Dos pré fabricados em que estudei do 7º ao 9º ano lembro, porém, um dia de chuva. Eu e a minha amiga, direi mesmo grande amiga, decidimos que a deixaríamos cair sobre nós numa dança irreverente. Dançamos assim patinhando nas poças do pátio e abrindo os braços, rindo. Eu acho que também chorei. Os colegas chamavam-nos loucas, os professores pouco se importavam, à excepção de uma professora que nos chamava para dentro. Acho mesmo que foi depois desse dia de água a cair e a sair por todos os poros que voltei a ter memória. Foi o meu primeiro corte com a mágoa, a tristeza profunda em que sozinha vagueava. Talvez tenha aprendido a dizer casa e tenha sido esse o milagre.

~CC~


6 comentários:

  1. Bom que ficou essa memória de patinhar na água e se encharcar em duo. Interessante é que a partir daí a memória se faça notar, seja activa. Dava boa matéria para psicólogos e analistas.
    Como as pessoas diferem, tenho memória de todas as escolas por onde passei alegremente. Com e sem chuva.
    Boa tarde, CC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...da primária praticamente zero, das outras pouco, muito pouco...nada faria prever que viria a ser professora...quando oiço os meus atuais estudantes que escolheram a área do ensino, as memórias deles estão muito marcadas pela escola. Bom fds Bea

      Eliminar
  2. Esta sua livre associação é excelente CC.
    Deita-se no divã do blog, diz o que vem (e o que não vem) à sua mente, analisa o material que aparece e por fim busca entendê-lo.
    Para o método ser completo só falta mesmo relatar os seus sonhos!
    Tem a certeza que não errou no curso senhora professora?
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ah...Joaquim, como fiz vários, acho que não errei, misturo-os todos:)
      Bom fds

      Eliminar

Passagens