quinta-feira, 20 de abril de 2023

Lista para os próximos meses (mas depois vou querer mais, ok?)

 

- Caminhar nos Passadiços de Alvor 

- Visitar um amigo e uma amiga que há muito não vejo

- Perceber se o Alberto Manguel é tão interessante quanto a sua vida sugere

- Ir ao Festival Músicas do Mundo

- Comemorar com a irmã mais nova os anos (já nem me lembro a última vez que estive com ela nessa data)

- Dormir no Hotel "Os Poetas"

- Ir mais vezes ao "Grupo dos Desenhos"

- Seguir as pisadas da Sophia na Viagem à Grécia (tenho que encontrar o livro).

- Estar junto de quem sinto que gosta mesmo de mim, me sabe falar de si mas também escutar-me.

- Não perder tempo com quem não interessa, não se interessa.

- Nunca perder a oportunidade de comer um bom gelado de pistachio.

~CC~

Nota: Será que alguém partilha algo da lista?

9 comentários:

  1. Ai o ponto 9...
    Antes dos passadiços do Alvor, tenho em carteira os da Serra d'Ossa e os do Mondego, mas parece-me bem.
    Sabe tão bem visitar um amigo que há muito se não vê!
    Trocava a questão sobre o Alberto Manguel com meia dúzia de livros que quero mesmo ler.
    Vou marcar Porto Covo e Sines no mapa para Julho, juntamente com o ponto 9 (nunca se sabe!).
    Infelizmente não tenho irmãos, o mais próximo disso foi um pai que lamentavelmente já partiu.
    Hotel Os Poetas em Ponte da Barca ou Quinta dos Poetas em Olhão? As coisas que a CC descobre. Apontado.
    Sophia, na sua primeira viagem à Grécia em 63, sem o Francisco, regista no seu diário que pela manhã do dia 11 de Setembro, vem ao deck e no deslumbramento azul do céu e mar, vê aproximar-se a ilha de Leukos e então vai até à proa, senta-se num monte de cabos e escreve o seguinte poema:
    «Sem ti deslizo no brilho do mar grego
    Sem ti vejo metade do que vejo
    Sem ti o sono é breve e o dia mutilado
    Como as colunas do templo
    Belo mas dos seus deuses separado».
    Sobre o ponto 9 digo que ser-se em sintonia e o poder-se estar é que dá brilho à vida. E é uma benção.
    Quanto ao ponto 10 é uma questão de se evitar.
    Não prefere uns ovos mexidos em vez do gelado? :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Joaquim...sabia que a Sophia foi à Grécia com a Agustina, eram amigas. Sabemos que a Sophia era muito bonita e aprumada, quase aristocrata e que Agustina tinha aquele semblante de mulher do Norte que parecia pouco dada a trapos e modas. Mas nada disso, Agustina só queria divertir-se e ir às compras, Sophia só queria ouvir o que as pedras lhe diziam sobre a História humana...mas no fim lá se entenderam, como todos os amigos que se estimam e respeitam. Aposto que aprenderam muito uma com a outra.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  3. Ponto1. não sou de grandes caminhos e subir muitos degraus é-me nefasto. Fiz os passadiços da Serra d'Ossa, mas vi-me grega para subir aqueles degraus do finzinho. O resto é fácil e mais atraente por não ter passadiço, ser só um caminho campestre.
    Acredito que os passadiços do Alvor sejam agradáveis, mas ficam-me fora de mão. Os do Mondego, que me parecem os mais bonitos, são-me impossíveis.
    Ponto 2. Visito os amigos com a frequência possível, têm uma vida agitada e famílias compridas. Respeito e só o faço quando e se lhes dá jeito. Mas é sempre uma alegria.
    Ponto 3. Passo.
    Ponto 4. Passo.
    Ponto 5. Já me aconteceu; pode ser que se repita não sei quando.
    Pontos 6. e 7. Prefiro mesmo os poetas; em livro, de preferência. Ao vivo não me serviam de nada, está tudo mais que morto.
    Ponto 8. Não me interessa seguir as pisadas de ninguém; interessa-me ir à Grécia. Pode ser que ainda aconteça. De Sophia interessam-me os poemas e a vida. Até porque, julgo eu, cada um tem a sua Grécia. Mas agradeço à Poeta a viagem que fez, dali nos trouxe largo açafate de poesia, somos todos seus devedores.
    Ponto 9. É melhor que - no meu caso - encontre outra companhia, essa não existe. Minto, as minhas amigas são mais ou menos isso, duas delas. Ninguém é perfeito.
    Ponto 10. Não nos podemos ficar por esses tais poucos que sabem ouvir e também dizer. Ou gasta-se a vida em silêncio, criamos teias na voz, na mente e até no coração. Sou absolutamente contra a teoria de gostar só de quem gosta de nós. E ainda mais de só me interessar por essas pessoas. Mas há muita mistificação inútil e o inútil é estorvo e rouba tempo que outros podem aproveitar de nós.
    Ponto11. O que serão os meus gelados?! Talvez um sumo das laranjas de meu pai; ou da minha laranjeira. Um chá quente no inverno; a minha meia de leite tisnada nas manhãs da insónia.
    Os seus muitos pontos fazem-me lembrar os meus propósitos antigos, só que os meus eram dois ou três. Se a ajudam, está certíssimo que os nomeie e tente cumprir, são benefício que conquista, CC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bea, obrigada pela partilha, sempre gostei de listas:) Claro que não podia gostar ou querer as mesmas coisas que eu. Apenas três apontamentos: 1) a viagem da Sophia é apenas uma inspiração, claro que não é para seguir como um itinerário, provavelmente tal nem seria possível, dado que ela já lá foi há muito tempo; 2) não interessa que o hotel se chame "os poetas" mas sim que seja poético, eu gosto da poesia dos lugares, acho às vezes uma flor tão comovente como um poema; 3) não acredito em relações familiares, de amizade ou de amor em que se dê sem querer receber, essa assimetria é na maior parte das vezes dolorosa e faz-nos mal, vivi-as é certo, mas fizeram-me sempre mais mal do que bem, abro a excepção para a minha mãe, dada a sua idade. Por fim as laranjas, coisa bonita essa, diria mesmo poética. Bom fds.

      Eliminar
    2. Uma flor é sempre longamente mais que as palavras sobre ela; mesmo que sejam poéticas. Não por ser bonita ou comover, mas porque a realidade, qualquer que ela seja, ultrapassa a palavra.Disse-o com toda a propriedade Vergílio Ferreira, suponho que na obra "escrever". E perfilho.
      Não sou muito ligada à poesia dos lugares. Talvez porque não me acordaram para tal; ou porque tenho um arreigado lado positivista. Cada um tem os seus laços, tanta vez inadvertidos, não é?
      Não disse que não quero receber quando dou. Disse que vou para além disso e dessas pessoas que são, na minha vida, efectivamente, residuais. Não me devo apenas a elas. Mas isto sou eu.

      Eliminar
  4. vou no pistacho e no perder tempo com quem nã interessa, embora um possa ser fácil e o outro extremamente difícil.... começo no início ou em qualquer altura do mês?

    ResponderEliminar
  5. eu quero dormir no hotel 'os poetas'...

    ResponderEliminar
  6. e quero ter uma lista, também... e cumpri-la...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá jeito...mas não vale colocar nada a nível profissional, ok? Força nisso...

      Eliminar

Passagens