terça-feira, 11 de abril de 2023

O fazedor de gelados

 

Poderia apaixonar-me pelo fazedor de gelados. 

Não, ele não é um vendedor, é ele que os desenha e os manufactura, escolhe cada ingrediente, pesa cada dose, investiga, decide o que colocar mais, o que tirar. Dá-me colheres de sabor a provar de cada um, para que possa apreciar, ajuizar, recomendar. Colheres a sério, não são de plástico. Quando abriu a porta a primeira vez este ano, disse-me a coisa mais estranha de todas, que tinha baixado o preço de cada bola, claro que elogiei e nem perguntei a razão para tal.

Temos intensas conversas poéticas. Como fazer o melhor gelado de pistachio, porque é que o maracujá tem um sabor tão peculiar, quais os melhores morangos para fazer um gelado que não leva apenas a simples essência. Dos sabores misturados estamos conversados, essa coisa de cookies and cream ou cheesecake de frutos vermelhos é para estrangeirados, habituados desde bebés aos gelados industriais, cada gelado deve ser apenas de um sabor, para se poder reconhecer bem.

O fazedor de gelados não é apenas um homem bonito e doce, é mesmo um poeta. O problema de me apaixonar por ele nem é a mais provável hipótese de não ser correspondida, as paixões platónicas são bem boas, a questão está claramente nos quilos a mais e nos danos à saúde. Da próxima vez vou recomendar-lhe que faça mini doses, umas bolinhas pequeninas, próprias apenas para encantar mulheres de meia idade. 

~CC~


7 comentários:

  1. A CC não conseguia resistir aos gelados se os tivesse em casa. Mas quem sabe se o fazedor de gelados não zelava pela sua saúde e lhos tirava da frente. Se bem que essa ideia de bolas de gelado mais pequenas seja de anotar. Há outros casos a quem aproveitava: aos que gostam só razoavelmente de gelados; aos que por questões de saúde têm de evitá-los; e a outros que não me lembram agora.
    Portanto, já que a amizade é tão próxima, por que não sugerir? Não perde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ah Bea, não exagerar, também não queria propriamente trazê-lo para casa...quanto às doses, nem me atrevo a sugerir tal, bem basta o que agora servem nessas cozinhas gourmet, comida que mal se vê...o melhor é visitá-lo de quando em quando...

      Eliminar
    2. ...mal se vê e tem espuma que me lembra cuspo, embora acredite que seja saborosa; e depois tem um molho disposto como uma vereda fininha a atravessar o que se come e é coisa de nada. E mais umas gotas muito redondinhas a conjugar. É artística demais para o meu gosto de colheres cheias e garfos bem aviados. Mas há quem pague balúrdios para que um chef lhe faça um prato da nouvelle cuisine. Um desperdício. Mas a cada sua escolha.

      Eliminar
  2. Eu gelados não sei fazer CC, mas faço uns ovos mexidos au point e uns bons cachorros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ah...uma poética mais difícil de encontrar...

      Eliminar

Passagens