quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Assobiando...

 

Maravilhosos os trabalhos que os estudantes de uma turma hoje partilharam comigo e com os colegas, três escritas tão diferentes, três modos de dizer absolutamente singulares. Tão simples, só ler em voz alta o que se escreveu, sem efeitos nem rodriguinhos. Só me lembrava do Sebastião da Gama e da sua alegria infantil quanto a aula era "boa", também eu vinha quase a assobiar...e não era para o lado, era ali bem no centro do meu coração.

Que pena a escola não ser só isto e estarmos obrigados a tantas outras coisas com tão pouco interesse.

~CC~

4 comentários:

  1. O ensino é um dos problemas do nosso país. Preocupante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é. Mas também é milagre e bênção em muitos casos.

      Eliminar
  2. A escola foi vandalizada no seu ser mais íntimo: o de ensinar-aprender. Hoje, em seu nome, há outra coisa. Mas os bons professores hão continuar a contrariar a tendência e deixam marcas positivas no futuro, ainda que ninguém lhes dê nome ou os reconheça. É para esses que vai a minha imensa gratidão. Porque alguns me couberam. E tenho a esperança de que resistam em nome do futuro e não do seu umbigo, que procurem a harmonia do processo e não os seus bens particulares. Ser professor não é um sacerdócio, mas é a grande chance de ajudar a tecer a trama do futuro, daí lhe vem o valor.
    Bom dia, CC.

    ResponderEliminar

Passagens