terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Parece que hoje é Natal



Liguei-lhe para dizer que não viesse, a casa tem estado vazia, não precisa de limpeza. Ficou feliz porque hoje é dia de Natal para ela e para os seus ia ligar-me pois havia festa toda a tarde e era capaz de durar até à noite. Gostei que me tivesse contado. Gostei que me recordasse que o mundo não gira todo da mesma maneira, à mesma velocidade e com os mesmos rituais. Somos etnocêntricos até à medula. Pensei nos seus dois meninos que já nasceram cá em Portugal, esperando que possam festejar todos os natais a que têm direito, sem nenhum conflito de identidade. Às vezes apetecia-me ir a esses natais de outras latitudes e orientações.

~CC~

6 comentários:

  1. Ucraniana, não é?
    Tanta coisa que não sabemos e a que não damos importância...
    Descobri isso no virar do século, por acaso, quando fui ouvir um coro ucraniano a Penamacor:)

    Bom Natal para eles!
    🌹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez, ainda não identifiquei qual é o país de leste a que pertence. Uma vez ligou-me em pânico pois eu tinha-lhe pedido para regar as plantas e ela não sabia o que era "regar". Por acaso hoje também estive com uma amiga cujos pais não festejam o Natal pois são Jeovás e a sua festa maior é a Páscoa. Minorias ocultas, esquecidas, às vezes invisíveis.
      ~CC~

      Eliminar
  2. E porque não foi?

    Viva a diferença, na sua igualdade.

    Bom dia :)

    ResponderEliminar
  3. Não somos todos iguais. Ou somos, mas com algumas diferenças. A variedade também tem encanto, ajuda a um padrão mais apelativo. É assim que penso nos humanos em geral.
    Boa noite:)

    ResponderEliminar
  4. Sim Bea, sem dúvida, eu gosto muito de olhar para essas diferenças entre os seres humanos, diferenças que resistem à grande mancha da uniformidade.
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens