quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Inundados, aturdidos, atolados...

 

O meu mail institucional deixou de comunicar com o exterior, só aceita comunicações de endereços internos, assim como todas as plataformas onde entro com a palavra passe da instituição. Isto dura há mais de um mês, acarretando-nos dificuldades que até agora não imaginávamos. Fomos atacados por mails fraudulentos, algumas pessoas entraram nesses links e ficámos a constar de uma lista negra, os informáticos mal conseguem passá-la para cinzenta.

Parece que também a SIC e o Expresso foram alvo de piratas informáticos. Alguém consulta um site, por exemplo de comparação de preços de um produto e a seguir recebe uma chamada de um vendedor de uma dessas empresas. Se vir a publicidade de um novo automóvel, durante semanas receberei publicidade de automóveis, dessa marca e de outras. Se sair de um restaurante pedem-me imediatamente que o classifique com estrelas. Enquanto trabalho, inúmeras notificações de notícias vão chegando, ainda que sejam de um jornal minimamente credível, são incomodativas. Um colega contou que anda sempre com o GPS do TM desligado, mesmo assim recebeu informação via google a dizer onde tinha estado no fim de semana. Há pessoas que nunca mais ligaram, nunca mais lhes ouvi a voz, só as vejo escrever em "grupos" de whatsapp, outras já nem escrevem, só colocam bonecos.

Estamos inundados, aturdidos, atolados, controlados, tontos. Não se aguenta mais. 

Ainda voltaremos a escrever cartas, postais e telegramas. 

Ou iremos curar-nos para retiros de silêncio numa montanha qualquer. Eu já ia.

~CC~


10 comentários:

  1. bem vinda à socialização em rede
    compreendo os construtores e clientes da rede
    compreendo um pouco menos que sejam raros os que querem sair da rede
    mesmo quando é óbvio que como todas as redes, começa a apertar-se depois da presa apanhada
    basta comparar os resultados do google hoje com os de 5 anos atrás. ou o youtube.

    e depois há as coisas que não compreendo absolutamente nada, como quando apareceu o twitter que tinha a 'vantagem' de só se poder escrever x caracteres. como se o grande problema das redes sociais fosse as pessoas escreverem muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não percebo quase nada...mas odeio sentir-me presa e agarrada e quanto mais a rede o procura fazer mais eu procuro libertar-me.
      ~CC~

      Eliminar
  2. A maioria de nós não tem possibilidades para fazer curas de silêncio em montanhas, vê-las uma vez por outra em passeio é o contacto possível e já sortudo. Haverá, contudo, alguns que utilizam o método, porque as suas vidas de stress o pedem e podem pagá-lo. Fazem bem, tratam da sanidade mental.
    Por outro lado, não acredito muito que se volte às cartas e postais que até julgo meio mais personalizado e bonito. Escrever para alguém pode ser de uma dedicação extraordinária. Ou apenas um meio como qualquer outro para comunicar. Depende bastante da intenção e da qualidade da escrita que dela resulta. Mas as pessoas que cultivam o instante não se prendem a tais demoras, até porque se vivessem no tempo de cartas e postais, não os escreveriam senão por motivo de força maior.
    Também me parece que o problema de sermos bombardeados por publicidade e etc não ocorre a todos, mas àqueles que mais usam os sites de pesquisa para isto e aquilo e será contrapartida; pesquisamos rápido, mas há consequências.
    Quanto ao problema de invasão de mails institucionais ou de organizações...não há bela sem senão, a privacidade deixou de ser o que era. Talvez os informáticos consigam ir resolvendo. Ou nós nos habituemos a ser públicos julgando-nos privados. Lamento a sua falta de contactos institucionais; públicas ou privadas, há razões que nos assistem. E ainda temos direitos.
    Bom dia, CC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sei que não voltaremos ao passado mas o presente e o futuro também não se me afiguram muito interessantes. Sobram-nos os lugares de escrita pública, de partilha de cultura e lugares, etc...nem tudo é mau de facto nesta grande aldeia global, mas muita coisa é.
      ~CC~

      Eliminar
  3. Pior que uma pandemia, que nos mina e definha enclausurados. Os nervos à flor da pele, também desliguei o GPS do TM, deitei fora tudo o que não uso e uso muito pouco esses "gadegts" ou lá como apelidam esses incómodos. ´É uma boa ideia, voltarmos às cartas mas, tinha que ter um mas, com estes novos CTT, corremos o risco de quando a missiva for entregue sejam já os bisnetos a recebê-la. E assim vai o mundo.
    Tenha um feliz dia, se puder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ah...juro que qualquer dia vou mandar uns postais para experimentar...mas acredita que já nem sei as moradas dos amigos? Dantes havia uns livrinhos onde se apontava...agora nem as sabemos.
      Obrigada, uma boa semana!
      ~CC~

      Eliminar
  4. The big brother is watching you CC e quase todos nós.

    ResponderEliminar
  5. Querida CC,
    hoje recebi um postal da minha filha grande, que vive na Suiça; foi uma emoção inexplicável (mesmo comunicando via whatsApp diariamente).

    :D*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh que bom um postal...há tantos anos que não chega nada se não contas...
      É outro sabor.
      Boa semana querida Alexandra!
      ~CC~

      Eliminar

Passagens