quarta-feira, 9 de março de 2022

Convocatória

 

Precisamos outra vez de cravos.

Para estancar as espingardas e parar os tanques.

Que passem de mão em mão e encham os colos das mulheres e enfeitem os sorrisos dos homens.

Que gritem lá paz como outrora fizeram aqui, impedindo o derramamento de sangue.

Que venha novamente a Primavera. Que se convoque e apresente a esperança.


~CC~

5 comentários:

  1. Os cravos de Abril ficarão para sempre ligados a um povo e um país que exulta na liberdade, cuja, cada vez mais duvido se concretize como foi sonhada. Há sempre um longo caminho entre o sonho e a sua concretude, talvez seja um caminho infinito onde os homens labutam ou desistem, param e insistem.
    Hoje, não me parece que a falta chame pela mesma flor. Não me parece que o conflito tenha a mesma aparência. O problema de fundo, sim, será basicamente o mesmo.
    Mas eu o que sei? Nada.

    ResponderEliminar
  2. Não é bem assim Bea, os povos inspiram-se uns nos outros, assim como a vontade de liberdade. Ora espreite aqui: https://www.dn.pt/mundo/catalunha-cravos-de-todas-as-cores-recordam-a-revolucao-portuguesa-em-dia-de-referendo-8811544.html

    ~CC~

    ResponderEliminar
  3. Não vejo em que é que a notícia que mostrou contraria o que afirmei. É problema que não está resolvido - como sabemos - e em que a questão de fundo é a mesma, mas outra a circunstância. A nossa foi uma revolução por necessidade extrema e poética na forma que assumiu: sem sangue - os antigos governantes foram para a Madeira ou o Brasil como quem vai de férias - e o nosso povo nunca foi de evasivas, estava amplamente com a revolução dos cravos, o que não sucede com os catalães. Sinto incalculável orgulho pela revolução de Abril e pela forma como eclodiu, mesmo sabendo que os cravos não foram uma completa originalidade e que no caminho democrático não basta mudar a forma de governo.
    Bom dia, CC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bea, aqui não são os factos históricos ou factuais que importam, somente a inspiração, o grito pela liberdade, essa foi a mensagem que procurei transmitir. Essa inspiração é que tem dom de contaminação, não a repetição do que foi, isso tem sempre os seus contornos próprios e irrepetiveís.
      Dia de café aí, certo? Bom café e boa manhã.
      ~CC~

      Eliminar
    2. Certo. Foi um dia que começou lindamente:).
      Bom fim de semana, CC.

      Eliminar

Passagens