segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Para acabar de vez com a ideia romântica de...

 

Gosto muito de férias, tanto quanto de fins de semana compridos.

Mas não tenho delas uma ideia romântica. Quando as analiso, penso que alguns dos maiores desafios e provações que passei nas relações humanas (amigos, familiares, namorados) ocorreram durante o seu curso. É quando o tempo amplia os espelhos e o nosso olhar ao demorar-se neles pode doer. E quando o olhar sobre os outros também se demora mais nas horas que antes não se tinham e os seus defeitos nos aparecem tão claros que nos perguntamos porque não nos apareciam antes.

Estas tiveram momentos desses, em que a zanga foi o mais pleno e cru dos meus sentimentos. A zanga produz em mim dois outros derivados, a vontade de agressão ou a vontade de indiferença. Perceber que nem um, nem o outro me fazem bem, exige-me um esforço de domínio, de contenção, de análise interna que me deixa igualmente exausta.  Tenho que ir ao fundo para me limpar, me lavar, me renovar. Faço-o sem recorrer a especialistas nem a remédios milagrosos, nem às terapiazinhas de bem estar que por aí proliferam, mas custa, posso dizer-vos que talvez o consiga pela minha própria formação. Não sou assim partidária daqueles que afirmam que não conseguimos advogar em causa própria, se temos as ferramentas porque não as vamos buscar? Como um pedreiro faz o seu próprio muro, também eu fui cá dentro buscar as minhas armas. E tenho claro que no dia em que não conseguir, procurarei ajuda especializada, não me deixarei ficar a morrer sufocada na minha própria dor, nem farei dos outros a minha muleta.

Isto obviamente sem renegar o papel dos amigos, que no carro, no telefone, no café, nos ouvem carpir as mágoas e nos aconselham como podem. Não é pelo que dizem que nos apoiam, mas pela forma como nos ouvem, saber ouvir é o fundamental, tanto na amizade, como no amor.

Banhos de mar e crepúsculos, danças e espectáculos, longos passeios a pé, sim, também os tive. Mas isto não é o facebook dos famosos, que me perdoe quem foge das palavras dor, ansiedade e tristeza.

~CC~





6 comentários:

  1. CC, é o tipo de coisas a que na minha opinião não se deve fazer concessões.
    Explico: só se deve passar férias e tempo de lazer demorado com quem nos damos muito bem. Laços de sangue não correspondem sempre a boas relações.
    Se se força, o mais provável é agudizar o mau ambiente e o relacionamento futuro entre as pessoas.
    Sei que não é fácil dizer que não a pessoas da família e outras próximas (serão próximas?), mas vale a pena pesar o que está nos dois pratos da balança.

    A vontade de indiferença é o patamar a seguir à vontade de agressão, quando nem sequer se investe ou gasta energia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo Isabel, mas nem sempre sabemos antecipadamente como vai ser...e às vezes também não temos alternativa pois essas pessoas precisam de nós e temos que lhes ceder pelo menos uma parte das nossas férias. Em relação à última frase concordo inteiramente. Bons passeios para si.

      Eliminar
  2. As férias já foram o melhor período do meu ano. Não são mais. É facto aceite. Pouco recorro aos amigos ainda que, como diz a CC, eles me oiçam e isso, quando e se existe, suavize e seja bálsamo. Desconheço o ambiente do facebook. Mas tanto aceito quem diz divertir-se e descansar em férias como quem tem delas a perspectiva de que, embora seja um período de descanso e logo diferente, faz parte do viver, o que inclui os homens mais os seus descontínuos. Fiquei a pensar nessa história de fazer dos outros muleta e se no meu caso, farei tal coisa. Se faço, é não intencional. Mas admito haver gente que me faz muita falta. Será uma muleta? Mau Maria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoas que nos fazem falta é um sentimento tao bom...conserve-o e não me parece que isso seja uma muleta, é tão só a vida afectiva a manifestar-se:)

      Eliminar
  3. Acontece muito. Grandes amigos resolvem ir de férias sem ser de praia e papo para o ar. Passar todo o dia juntos, com hotéis, caminhos, refeições, cansaço, etc. resulta em acabarem quase à estalada. E da zanga raramente vem algo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Histórias, romances e filmes já se fizeram com esse enredo:)
      Trabalhando a zanga podemos aprender coisas com ela, se não nos dominar e não gerar só agressão.

      Eliminar

Passagens