domingo, 24 de agosto de 2025

Da possibilidade de ser feliz (II)

 

Estou a 1000m de altitude, o ar circula de forma diferente.

Em grupo eles cantam, os mais velhos têm destaque, mas procuram integrar os mais novos. Admiro até à medula o trabalho daquelas pessoas e dele, sobretudo dele. Há uma humildade, uma singeleza, uma energia tranquila, os olhos azuis muito bonitos num rosto levemente tisnado. Já deve ter sido um homem muito bonito mas conserva, creio mesmo que a idade lhe terá acrescentado mais beleza. O poema é sobre a mãe, de um autor popular, desconhecido. E ele chora, chora tanto que abandona por momentos a sala.  Poderia amar aquele homem, talvez o ame. E contudo esse amor chega-me sem desejo de possuir ou de ter, tenho a consciência de que as nossas vidas jamais se poderiam cruzar. 

Mas enche-me de felicidade achar um homem belo, admirá-lo. Em geral não acho os homens nem atraentes, nem interessantes, raramente me fascinam. Este congrega a lua e o sol em grande harmonia.

~CC~

5 comentários:

  1. Já não sei quem dizia que a beleza está nos olhos de quem vê. À medida que a idade avança, que bom que é não perdermos a capacidade de amar, de nos enternecermos.
    Está tudo bem consigo? Faço votos CC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Joaquim, como está? Havendo saúde, com o resto consigo lidar. Sim, muito bom esse sentimento de alguém nos comover, creio que para mim o amor começa aí. Depois, mesmo que tudo se afigure impossível já fiquei grata só por conseguir sentir. Um abraço amigo.

      Eliminar
  2. Apreciei deveras a sua crónica de hoje. Imaginamos mas não passa disso, a nossa experiência já nos ensinou que a realidade, depois, pode ser um desencanto.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho receio do desencanto, a vida também se faz dele. Mas tenho plena consciência das impossibilidades da vida, dos nós e da incapacidade de desatar alguns. Mas por momentos tudo é belo e fico grata por essa beleza. Abraço

      Eliminar
    2. Esta sua resposta contentou-me e foi-me útil. Procurar momentos de beleza todos os dias, isso vale a pena.
      Um abraço.

      Eliminar

Passagens