domingo, 8 de junho de 2014

Coisas de Domingo



Este Domingo, bem cedo, segui pelo comboio Praias do Sado-Barreiro até ao Pinhal Novo para rumar noutro comboio para Sul. Comigo, vários passageiros acima dos 60 anos de idade, talvez mais para os 70. E o que faziam no comboio? Tinham ido ao mercado do livramento a Setúbal comprar peixe fresco, fruta e legumes. Dois deles levavam o peixe num balde plástico pequenino, parecido com o dos pescadores. Os sacos de plástico verde sem qualquer marca não me enganavam, eram os os legumes e a fruta do mercado. A maioria eram homens. Num tempo como este, com um supermercado em cada rua, um hipermercado em cada vila, ainda há pessoas que apanham um comboio para ir ao mercado. Fiquei feliz mas ao mesmo tempo triste, eram todos velhos, quando eles morreram quem atravessará assim uma manhã de Domingo para ir comprar peixe fresco?

E nos rostos deles passou a imagem do rosto do meu avó, um velhote que atravessava a vila de Olhão de bicicleta para ir buscar o peixe ao mercado, as laranjas e um bocadinho de queijo. 

~CC~






2 comentários:

  1. Acredito que haverá pessoas mais novas que gostem de ir aos mercados. Eu continua a preferir a frutaria do bairro, que tem muita fruta daqui, e ao talho comprar carne de confiança. Os hipermercados são práticos só porque têm tudo e porque nos permitem não perder tempo, quando este escasseia.

    Boa semana. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Mais preocupante será sabermos se, no futuro, ainda haverá peixe ou se os matámos todos de tanto plástico deitarmos ao mar.

    ResponderEliminar

Passagens