segunda-feira, 14 de julho de 2014

Excluir, excluir...



A inscrição para a 2ª fase dos exames do ensino secundário custa 6 euros para quem não teve nota negativa, um recurso custa 25 euros cada um, estamos, claro, a falar da escola pública. Dois exames na 2ª fase, dois recursos perfazem o total de 62 euros, sejamos sinceros, muitos pais não têm este dinheiro extra. A exclusão por motivos económicos na escola pública é das coisas que mais me incomoda. Há apoio social para isto? Duvido...

Gostaria imenso de saber se pagam aos professores para examinar os exames de recurso, certo é que o ministério recebe. Isto será uma forma de desencorajar o que o ministro tanto aprecia? O esforço por querer fazer mais, a necessidade de justiça que acompanha tantas vezes o querer ver outro olhar sobre uma prova?

Valham-nos os professores bons, acho que deviam ganhar mais, deviam ter recompensas pelo seu extraordinário esforço (há muitos países que o fazem). Falo de uma professora de Físico-Química da escola Secundária da minha filha, assim que saíram os resultados dos exames, ela disponibilizou todas as manhãs da sua semana para dar aulas extra até à data ao exame. Nem sequer é professora dela, aceita qualquer aluno do liceu que apareça. Os outros não estão lá ou se estão, não estão a fazer o mesmo. Quem os reconhece? Os alunos certamente e os pais também, todos os alunos dela obtiveram as notas mais positivas da escola. Tenho dúvidas quanto aos colegas, já fui muito criticada por trabalhar de mais e nunca criticada por trabalhar de menos. A minha filha diz que está a perceber coisas que em três anos nunca percebeu, não serão certamente só estes dias a colmatar falhas tão antigas, mas é meritório o esforço de quem faz e de quem lá vai.

~CC~

Adenda: Para quem tem acompanhado...A Matématica teve 18,7, foi bom...mas continua a sonhar com o 20. Fisíco-Química, com 13,5 valores deita por terra (por ora) o sonho de entrar em Medicina. Mas há mais épocas, mais sonhos, mais vida. Cá estamos, lado a lado.


2 comentários:

  1. CC, antes de mais, parabéns pelas notas!
    Aquilo em que as pessoas, por norma, pensam quando se fala de professores é nas férias que têm. Poucos se lembram de todo o trabalho extra não remunerado que fazem, como rever as provas dos seus alunos, corrigir exames nacionais (em relação a estes recebem 11 cêntimos por quilómetro, se tiverem de se deslocar entre a sua residência e o agrupamento de exames), dispensar horas extra para preparar os alunos para os exames, etc. Eu já fiz tudo isso e continuo a ver colegas meus a fazê-lo todos os anos, sem pedir nada em troca.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Ah Deep, bem me parecia que não receberiam nada, mas foi bom de comprovar...miséria só lhes pagarem 11 cêntimos ao Km, preço equivalente ao transporte público onde não consta que os nossos governantes andem. Admiro muito os bons professores, em qualquer nível de ensino, embora tenda a pensar que os do 7º ao 9º ano são quase uns heróis porque adolescer é sem dúvida muito bonito, mas envolve também uma boa dose de parvoíce e qb de irresponsabilidade. Beijinhos

    ResponderEliminar

Passagens