terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Os que não...

 

Para os académicos eu sou uma "pessoa do terreno", para as "pessoas do terreno" eu sou uma académica. Isto costuma ser apenas um sussurro, alguma coisa que não me é dita claramente, olhos nos olhos. Ontem, disseram-me com toda a clareza, talvez escudados pelo écran do teletrabalho, curiosamente depois pediram-me desculpa, como se me tivessem ofendido. Calei-me, explicar seria sempre muito complicado, demorado, até penoso. 

Esta questão de não pertença é um espinho cravado na minha pele há muitos e muitos anos. Umas vezes dói-me, outras nem por isso. Talvez haja um limbo, um não lugar, uma terceira via onde nos iremos encontrar, nós, os que não pertencem.

~CC~

6 comentários:

  1. Eu também sou uma sem-pertença, mas tenho esperança de um dia me sentir em casa.

    ResponderEliminar
  2. Sou por todos os que não pertencem. Também julgo muita vez que não pertenço, de umas vezes prefiro, de outras nem por isso. Tenho simpatia pelos não alinhados. Mas, o facto é que passo e vivo onde estão os que sentem pertencer, beneficio dos mesmos bens e sofro iguais misérias; a não pertença não é total. Penso que pode ser uma mais valia. Mas sou eu a avaliadora de mim; aos outros importa pouco o que faça e sobretudo o que pense, desde que não saia da linha. O caso da CC é outro caso. Tem a vantagem de pertencer aos dois mundos e não estar presa a nenhum. Mas essa é a opinião dos outros. E a sua?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bea, eu acho que as fronteiras não fazem sentido e que todos os "mundos" (ou bolhas como agora se diz) em muito ganhavam com o dialogo e até uma pertença comum - a dos que querem saber mais e intervir melhor.
      Um beijinho
      ~CC~

      Eliminar
  3. Ai CC como a compreendo, logo eu que sempre fui do terreno, porque mesmo quando te tornas académico aos quarenta dificilmente sais do terreno e levantas vôo.

    ResponderEliminar
  4. Joaquim, não sei bem a que se refere com isso do "levantar voo", para mim uns pés na terra fazem sempre falta:)
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens