segunda-feira, 12 de setembro de 2022

A viagem


Julgamos que já conhecemos mas na realidade não. Ouvimos falar, disseram-nos umas quantas coisas, uns sítios para ver, umas trivialidades sobre aquele povo. Nem tudo é mentira mas certamente muito não é verdade. Os guias e os roteiros de viagem têm coisas úteis, mas tanto de inútil. Há lugares que não podemos evitar de tanto que nos foi dito sobre eles, mas descobrimos tanto além disso quando vamos mais a fundo. Basta abrir bem os olhos, procurar ao acaso numa livraria, deambular sem saber por onde, andar nos transportes públicos, abrir bem as narinas aos cheiros, entrar nos supermercados, parar pelos cafés sem pressa de coisa alguma, provar apenas o que nos apetece e não tudo o que nos dizem. Distinguimos então com clareza o que foi feito para o turista ver, consumir e levar do que não o é. E como não somos melhores que ninguém até trazemos algumas dessas coisas, mas com a consciência plena do que é o objecto icónico, pronto a consumir. E às vezes é bom.

Contudo, há mais beleza nos girassóis que por toda a cidade nascem em canteirinhos desordenados do que nos campos penteados de tulipas. E ainda que lhe chamem girassóis de Van Gogh, a verdade é que eles os pintou em decomposição, metade deles já sem as pétalas amarelas, quase nus. São assim também as viagens dos viajantes, nem tudo nelas é belo, doem-nos os pés, lamentamos as filas do aeroporto, os alojamentos baratos, os preços das coisas, o suor e as capas feias para a chuva, estão cheias de coisas que não constam nas fotografias nem nos postais. Ainda assim, trago o coração cheio da beleza da água, dos momentos cúmplices, do riso de estar longe de tudo. Ainda assim, vamos sempre que puderes.

~CC~





2 comentários:

  1. Bela foto de um lugar que ainda desconheço, mas me dizem lindo. E é como diz, há muito em cada sítio que não vem nos guias e nem nos postais. Mas talvez o encanto seja também isso. Gosto de me levantar cedo e respirar os lugares quase entregues a si mesmos, surpreendê-los.
    Boa semana, CC.

    ResponderEliminar
  2. Se gosta de museus, água e flores irá ao sitio certo.

    ResponderEliminar

Passagens