segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Crónicas de Verão (IX)



Este foi um Verão atípico, passado quase tanto a norte como a sul. Dizem que estava calor antes de vir. Mas assim que chego a temperatura desce e as nuvens chegam, digo-lhes que não pode ser de mim pois eu traria sol, mas não acreditam, dizem que sou mesmo eu, que sem saber carrego a chuva. Ai se assim fosse, eu iria para tantos sítios que precisam de mim. 

A maior tristeza do Verão são as lagoas e os rios quase secos, os campos da cor da terra, o gado a passear com sede. Estas e outras coisas procuramos esquecer nos nossos banhos de mar. Não discordo, não podemos sofrer sempre, mas estou certa que se não sofrermos um bocadinho por causa disto, os desertos ganharão terreno.


~CC~

7 comentários:

  1. Foi um verão atípico, não saí do sul e ainda há poucochinho pensei que as noites abafadas e sem uma aragem, foram, felizmente, duas ou três.
    Os banhos de mar, que as águas frias encurtaram, não elidem o gado esquálido, os campos a amarelecer desde os finais da primavera, as represas secas e açudes e ribeiras minguados. Com ou sem sofrimento, estou crente que o sul português será em grande parte deserto. Infelizmente o homem, ou porque não quer ou porque não sabe, destrói depressa o que tarda ou nem reconstrói. E o sul, por sua natureza, é solo pobre e sem água. Fartura, só de pó e miséria.

    ResponderEliminar
  2. pois, isto a mim também me angustia. sou cada vez mais sensível aos animais, às árvores. às vezes tenho raiva do homem, da sua ganância e capitalismo. às vezes mergulho no mar e esqueço-me. mas só às vezes.

    ResponderEliminar
  3. Bea, mas o nosso sul nos anos de chuva é uma benção, renova-se e brilha e até as cigarras se ouvem mais alto.
    Laura, vivemos nessa ambiguidade, precisamos esquecer para não sofrer em excesso mas precisamos de sofrer um bocadinho para querer mudar alguma coisa.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  4. Parabéns. Desejo-lhe muita saúde e que passe um bom dia.

    ResponderEliminar
  5. Olá ~CC~, com o Verão mesmo, mesmo a terminar, venho aqui desejar-lhe um feliz Equinócio, ou seja, uma bela entrada no Outono. Já sei que não é a sua estação favorita, mas o Outono pode proporcionar momentos de rara beleza e também dá para ir ver o mar :)
    O Verão é terrível aqui nas terras quentes da Beira, e este foi particularmente difícil (o pior de sempre), pois tratar de um familiar a tempo inteiro durante sete meses deixou-me completamente knocked out, quase não saí de casa, nem sequer tive a glimpse of the sea...
    Foi também por isso que não quis comentar este post... mas agora já está :) e agora já posso respirar melhor ;)
    Feliz Outono!
    Beijo

    Maria (das estevas)

    ResponderEliminar
  6. Joaquim, fico sempre espantada com as coisas que sabe! Obrigada pela atenção e pelos votos.
    Maria, outro Verão chegará para si. Ainda não a tinha localizado na Beira, apenas no interior. Que generosidade a sua cuidar assim de alguém. Beijinho
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a minha mãe, ~CC~.
      Não foi generosidade, e também não foi obrigação e/ou dever, foi simplesmente o que tinha que ser, pois só nos temos uma à outra.
      E é por isso que aqui estou...
      O curioso é que nestes meses de reclusão descobri uma meia-dúzia de blogs, de pessoas fantásticas, com as quais tive conversas muito interessantes, e que nem imaginam o quanto me ajudaram neste período difícil.
      Beijinho

      Eliminar

Passagens