quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Dou-vos Alentejo - em sintonia com a quadra



Já vos disse que sei que o meu lugar é no Alentejo? Um sítio onde não nasci, não vivo nem nunca vivi. Às vezes vou um bocadinho lá para me misturar com as estrelas do céu, os horizontes sem fim, o silêncio do branco das paredes, o falar arrastado das pessoas, o doce embalar do cante. Entre as coisas que mais gosto estão os presépios de Estremoz, os únicos que seria capaz de colocar em casa. Amo aquele imaginário em que os homens, os animais e as plantas aparecem em harmonia como se fosse o princípio do mundo. 




3 comentários:

  1. Como não quero abusar, vou só levar o da árvore, que acho lindíssimo.
    Para retribuir gostaria de lhe enviar uma Marafona de Monsanto, ou então um adufe da Idanha.
    Também amo o Alentejo :)
    🎅

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de arte popular, da forma genuína e despretensiosa com que se expressa.

    ResponderEliminar
  3. Gosto apenas de alguns presépios de Estremoz; do primeiro que mostra, não gosto. Mas o da árvore ficou lindo. Também o arremato. Tenho vários presépios em casa, todos oferta. Mas nenhum é de Estremoz que só conheci um dia destes porque foram notícia na tv.
    O Alentejo é força de raiz, pertenço-lhe, toda a minha seiva tem nele a sua fonte originária. Não conheço em Portugal beleza tão sofrida.

    ResponderEliminar

Passagens