quarta-feira, 6 de maio de 2020

Estação


Vejo-os chegar pela manhã.

É verdade as carruagens já não andam vazias e voltou aquele chiar do comboio a chegar à estação.

Mas parecem saídos de um filme de terror.

Metade do rosto não se vê, e se alguns olham em frente, outros caminham de olhos no chão. Fico a vê-los a subir a rua por um momento, metade tira a máscara enquanto sobe, outra metade conserva-a. 

Hoje, na primeira tentativa de comprar pão no café vizinho, o empregado tirou a máscara ao perceber que a minha filha não estava a compreender o que dizia sobre a forma de pagamento.

Já não consigo avaliar comportamentos, eu própria terei sido provavelmente algumas vezes inconsistente. Sinto que estamos todos bastante cansados, cada um a seu modo e por diversas razões. Mas ao mesmo tempo é incrível a capacidade de adaptação, de resiliência. 

Penso nisso todas estas manhãs em que os vejo chegar e partir, uns a descer a rua, outros a subir, uns já com a máscara, outros prontos a colocá-la. Nestes anos todos não terei estado assim nunca a observá-los, presa da minha pressa matinal, quase sempre a sair cedo de casa.

Os comboios voltaram a partir e a chegar. Há nisso uma alegria contida por uma tristeza que se atravessa em cada rosto semi-coberto.

~CC~

10 comentários:

  1. A porta da gaiola foi aberta, mas a sensação de fechados persiste, como se tivéssemos desaprendido de voar.

    Boa tarde, com saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, uma parte significativa sim, é uma expressão muito feliz: temos asas mas já desaprendemos de voar.
      ~CC~

      Eliminar
  2. A verdade é que na 2.Feira haviam mais cerca de 200 infectados e ontem, Terça-Feira subiu para cerca de 420. Fizeram mais testes e daí a subida? Talvez. Mas temo que com o desconfinamento o covid-19 prolifere e, sabemos que esse, "nasceu" para matar

    Oxalá tudo corra bem... Oxalá...estou apreensivo

    Cumpts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu coração hesita como o de quase todos: querer sair, evitar sair.
      ~CC~

      Eliminar
  3. Vá-se lá saber porquê hoje a sua crónica fez-me lembrar a toada de Portalegre do Régio, talvez pelo cansaço da repetição, mas com comboios e máscaras em vez do vento suão. E com muita mais esperança.
    Boa noite CC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que os meus momentos de tristeza são normalmente curtos e mesmo quando desespero um bocadinho, luto contra.
      ~CC~

      Eliminar
  4. é tudo muito estranho e acho que nunca nos vamos adaptar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se esqueça que é essa capacidade de adaptação que fez a humanidade manter-se por cá, como espécie (contudo, acho que é das únicas que é predadora de si própria).
      ~CC~

      Eliminar
  5. Talvez nos tornemos esses seres solitários e macambúzios que as máscaras fazem de nós. Coisa não humana, mas parecida. Gestos comedidos, sem gargalhadas nem gritos, obedientes e de eficiência comprovada. Mas todos ligados. E tal.
    Não há humana alegria que resista. Ninguém resiste à calamidade que aí vem, de fome, desemprego e perda de condições de vida. Esta é a verdadeira calamidade que se aproxima. E aí sim, está montado, para alguns que são muitos, o estado de calamidade.

    ResponderEliminar
  6. Sim, evitar os outros é o novo normal, nem nos olhamos.
    Mas vamos resistir Bea, sobre-nos a dignidade e a capacidade de ajudar o outro.
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens