quarta-feira, 27 de maio de 2020

Respirar


Debates e mais debates sobre o Ensino à Distância, agora rebaptizado ou rebaixado a Ensino Remoto de Emergência

Parece que os especialistas não gostaram de ver o seu objecto de estudo e de trabalho assim acessível ao povo em geral, afinal mais fácil do que parecia, pelo que se propõem a convencer-nos que não fizemos grande coisa. Já os saudosos do ensino presencial, que antes não se importavam de o considerar defunto, dizem agora que só através dele é possível criar afectos. Tantos disparates juntos. Entretenho-me a infernizá-los, quando eles dizem O nosso ensino é prático, necessitamos do presencial, eu digo mas presencial não é necessariamente prático. Quando eles dizem o EaD só funciona para ensino téorico, eu pergunto mas não é possível ensino prático não presencial

Raramente, muito raramente não me sinto como um peixinho fora de água em muitos e muitos fóruns de debate de presença obrigatória. Saio de lá e mergulho na minha pocinha de água, para respirar. 

Eu e os meus estudantes estamos bem, obrigada. Sabemos que não foi uma escolha mas uma solução, e vivemos bem com isso. Acenamos, sorrimos, cuidamos, e como docente continuo a corrigir, a pedir para melhorar e a exigir. A sério, não é muito complicado, não há heróis, nem vítimas.

~CC~

7 comentários:

  1. Confesso que fiquei um bocadinho confuso, o que não aconteceria certamente se estivéssemos tête-à-tête...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acha mesmo? Ora aí está uma coisa que não tenho como certa, quantos equívocos e mal entendidos não nascem quando as pessoas estão em presença uma da outra.

      Eliminar
  2. Não me sinto capacitada para discutir o tema, por conseguinte, apenas direi:
    Quando (e se) eu voltar para buscar os instantes que não vivi junto do mar, gostaria de ter a sorte de ser sua aluna.
    Quem sabe...

    Abracinho.
    🐳

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ah Maria...tenho estudantes mais velhas do que eu, cada vez menos é certo...
      Abracinho e obrigada

      Eliminar
  3. não sei comentar este texto que julgo ser, em última análise um elogio à solução adoptada e só um professor no activo pode, com propriedade, responder taco a taco. Suponho que o ensino à distância - estou a borrifar-me para as siglas e slogans oficiais - seja válido como alternativa em tempos de covid. E uma trabalheira para os professores que o são. Não analiso resultados, até por prever que vão ser bonzinhos, valeu a pena.
    Mas tenho amigas de atestado médico, não aguentaram a pressão do presencial e do distante em simultâneo. E é gente muito boa no que faz. Dá que pensar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Bea, acredite que as compreendo. Eu também tenho alunos que não aguentaram e dizem que os jovens são nativos digitais.
      ~CC~

      Eliminar
  4. Quem procura sempre alcança Luiz, oxalá assim aconteça consigo.

    ResponderEliminar

Passagens