segunda-feira, 18 de maio de 2020

Duelo



Sempre foi o meu lado cigarra que me aproximou do sul.

Os cafés abertos, as esplanadas ao dispor (com algum cuidado é certo) as velhotas a caminhar com vestidos brancos e as costas muito bronzeadas, este sol pendurado no céu como se todos os dias ficassem claros a partir de agora, claros e felizes.

É o branco, é a cal, é a proximidade a que está o mar.

É este amanhã que é já hoje e por isso é preciso viver.

É ela com a saia comprida, os lábios pintados e os óculos de sol estilosos, ela aos 92, pronta para sair de casa mesmo que o trajecto seja apenas de uma casa a outra.

Difícil é que a formiga está aqui ao lado, como uma sombra, pronta a arreganhar os dentes se a cigarra abusar.

~CC~

13 comentários:

  1. O melhor é a cigarra ficar sossegadinha em casa e nada de devaneios pela rua

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Como a compreendo, mas há que lutar contra isso, pisar a formiga e soltar a cigarra :) Afinal é tudo tão efémero...
    Lembro-me de ler essa fábula com ilustrações e de ter logo simpatizado com a cigarra, de perninha traçada, a tocar guitarra. Quando vejo uma formiga com uma carga maior do que ela lembro-me logo do Sísifo...
    Resumindo, não gosto de formigas, embora toda a vida tenha sido uma espécie de. Nem agora consigo escapar de uma vida de muito trabalho, quando era suposto estar a "gozar a reforma" (ahahah).
    And there's nothing I can do.

    Mas aproveitemos o sol e o mar e o campo e a música e os livros e o sunrise e o sunset e as super luas cheias e o resto!
    🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até gosto muito de formigas, admiro-as mesmo...mas às vezes deviam bater as asas e voar! E já viu com a fábula enaltece as formigas?
      ~CC~

      Eliminar
    2. Já, mas não devia. As formigas são pouco solidárias, não gostei do fim.
      E deviam agradecer o canto das cigarras, todos sabemos que se trabalha muito melhor com uma musiquinha, né?
      E também não gostei quando me invadiram a casa... com o calor as formigas são um problema aqui nas aldeias.
      Elas já andam lá fora todas atarefadas...
      🐜🐜🐜

      Eliminar
  3. Pode que a clássica fábula de La Fontaine, desta vez, tenha um final feliz.
    E tirou bilhete de uma só viagem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o meu Sado Joaquim? Não se abandona assim um rio, um estuário...
      ~CC~

      Eliminar
  4. Num dia como o e hoje é ideal que equilibrem uma com a outra:). Ou que, em vez de arreganhar a dentuça, a formiga durma uma sesta comprida e deixe a cigarra folgar à vontade.
    Ms quem é que pinta os lábios só para ir de uma casa a outra? Uma velhota de 92? Primeiro:Já não tem lábios; Segundos: esborrata-se toda, o que também não faz mal porque tem boca mas não tem lábios:).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo bonita a minha mãe de lábios pintados! E tem lábios sim...
      Quando começarei eu a pintar os meus? Talvez aos 60? Mas jamais serei vaidosa como ela.
      ~CC~

      Eliminar
  5. Olhe que não, bea, olhe que não: a minha mãe ainda é mais velhota e tem lábios.
    Claro que não são como os da Angelina Jolie... mas tem!!!
    👄

    ResponderEliminar
  6. mas a formiga tem razão :) pelo menos nos contos

    ResponderEliminar

Passagens