sábado, 9 de janeiro de 2021

No bairro

 

A casa, embora pequenina, é gelada. Em Portugal os construtores em geral não são sensíveis ao chamado aquecimento central, talvez façam bem, os valores dos salários mensais não chegariam para cobrir tal, ao contrário do que acontece na maior parte dos países da Europa. Por isso, quando o frio chega, sofremos mais.

Para não continuar a transportar aquecedores de um lado para o outro fui em demanda de um. Filas à porta das principais lojas das marcas de electrodomésticos, muita gente lá dentro. Recuei, desisti. E lembrei-me daquela loja de bairro onde comprei a iogurteira. Não fui apenas bem atendida, não me explicou apenas as várias hipóteses possíveis, trouxe-me o aquecedor até à bagageira do carro. E não foi muito mais caro, tinha estudado os preços antes, talvez uns 10% mais. E a sensação boa de que talvez tenha ajudado mais uma loja de bairro a não fechar.

O meu bairro não é uma lindeza, mas consigo comprar quase tudo o que preciso aqui, é necessário que estas lojas não fechem. Já olhou para as lojinhas do seu?


~CC~


7 comentários:

  1. O meu bairro fez-se de habitações sem um comércio. Mas é verdade que existe perto uma loja de electrodomésticos onde também comprei tudo que se veio a avariar desde que existe. O atendimento é simpático, conheço os vendedores, estou à vontade se algo avariar. E, pelas pesquisas que tenho feito, o preço é muito igual.
    É um frio "brabo" sofrido por gente e casas impreparadas, mas é como diz,CC, onde iriamos à verba para pagar um aquecimento central. Que o seu aquecedor cumpra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. É isso Bea, o valor de um contacto de proximidade é outra coisa...
      ~CC~

      Eliminar
  2. E porque não foi primeiro à loja do seu bairro CC?
    Pois é, faz o que eu digo não faças o que eu faço, não é...?
    Já há muito tinha pensado no problema das deficiências energéticas nas casas portuguesas, comparando com o que se passa na Europa central e setentrional. Não sei se a ausência de aquecimento central ou ar condicionado tenha a ver com o custo da energia, porque, por exemplo, um aquecedor a óleo gasta que se farta, e aqueles tipo "secador" que só deitam vento, não aquecem nada. Penso que tenha mais a ver ou com os próprios custos de construção ou com a teoria enraizada de que Portugal é um país maioritariamente de sol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente Joaquim por não me ter lembrado logo da dita lojinha, só tinha lá ido uma vez e não tinha ainda grande relação, como tenho com a frutaria ou a papelaria ou alguns cafés...(não preciso assim tanto de electrodomésticos, não é?) Quanto aos custos, creio que os aquecimentos centrais são mesmo caros, a não ser que tenha algum sistema com energia solar ou outra alternativa, se são a gaz ou eléctricos os custos são elevados (conheço quem os tem e deixou de os ligar).
      ~CC~

      Eliminar
  3. Essas lojinhas têm muita concorrência. Para além das grandes superfícies, surgem agora as lojas eletrónicas. Cada vez mais (e a pandemia também ajuda a isso) se compra na internet. Mas eu até as procuro, sim. :)

    ResponderEliminar
  4. Faz bem Luísa, não as deixe morrer, please:)
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens