segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Diz-me uma coisa

 


Diz-me uma coisa que te caracteriza.

Digo-te.

Quando eu era jovem escrevia livros inteiros em sonhos, capítulos e mais capítulos. Depois passaram a ser apenas contos, histórias, micronarrativas. E agora sonho só frases, algumas que passam de noites para noites e são para mim próprias misteriosas.

Tirar a sombra dos olhos

Onde o vento faz a curva.

Foram estas as das últimas noites.

~CC~


Nota: A segunda juraria ser o título de um livro de alguém bastante conhecido, se souberem quem, digam.






6 comentários:

  1. Eu diria que a segunda dá um bom título. Se ainda não existir livro que dê por esse nome, pode aproveitá-lo para tanto capítulo de sonhos. Quem sabe só lhe faltava o título e tem andado a sonhá-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E agora lembrar-me do resto? Só se começar pelo título...
      ~CC~

      Eliminar


  2. A expressão é muito comum no Brasil para designar um sítio longínquo semelhante ao nosso "lá para trás do sol-posto" ou "onde o diabo (o Judas) perdeu as botas"...
    Curiosamente, há no Brasil lugares com esses nomes, povoações nascidas de antigas fazendas: Curva do Vento e Botas do Judas.
    É também um hit da pop brasileira dos anos 70, cantado por Marcus Pitter.
    E ainda!
    BAÚ
    Cafundó - Onde o vento faz a curva
    19.08.2009 11:130 [https://www.sabado.pt/bau/detalhe/Cafundo---Onde-o-vento-faz-a-curva-(1)]

    "Peça de Amaury Tangará, na qual o autor e actor encarna uma dúzia de personagens que vão saindo de um baú, para formar uma espécie de rapsódia de lendas, mitos e tradições do Pantanal brasileiro".

    ResponderEliminar
  3. Assim de repente só me lembro de 'A sombra do vento' do espanhol e mais recentemente do 'Lá, onde o vento chora'.
    O primeiro li e gostei, do segundo acho que não vou ter paciência para comprar e ler, apesar das notas positivas, mas como eu só me centro nas negativas...
    Boa CC, escolheu um bom dia (noite) para falar de vento, tem tudo a propósito :)
    PS- e ainda A Curva da Estrada do Ferreira de Castro.

    ResponderEliminar
  4. A seu tempo também li a "Sombra do Vento" e gostei, hoje já não sei...é daqueles livros aos quais teria receio de voltar...
    "Lá onde o vento chora" também é bonito mas nunca ouvi falar, de quem é? Liga assim tanto às críticas...siga antes a sua intuição.
    Na verdade não sou muito amiga de vendavais, prefiro a brisa ligeira:)
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens