sábado, 30 de dezembro de 2023

Desejar 2024

 


Superar o vazio causado por todas as partidas, sobretudo a dela, levada pela morte. Quero que mais ninguém que me é essencial desapareça deste mundo. Mas não só os meus. Sim, quero usar essa palavra funda e negra que a todo o momento assombra os dias de quem mora dentro de guerras que não pediu nem desejou, juntas essas palavras guerra e morte tornam-se ainda mais pesadas e insuportáveis. Milito intimamente para que no novo ano elas desapareçam do horizonte e não assumam a banalidade do mal no diário que as notícias emitem, necessitava de uma militância mais pública em lugar que ainda não encontro. 

Superar o corpo e o que nele avança não rumo à velhice que é o que naturalmente o cobrirá, mas à doença que é o fantasma que o assombra. Possa a máquina não ter que disparar sobre ele anualmente três visões do seu interior para escrutínio médico, lançando dúvidas e hipóteses que ficam a marinar sombras nos dias e se condensam em noites mal dormidas.

Superar o medo de todos os abraços que possam ser voos quentes sobre a pele e desenhar presentes e futuros com a cor pantone do ano. Estão ainda em dívida abraços do ano anterior e não posso passar mais tempo sem os concretizar. Poder, quem sabe, até abraçar quem sendo família não conheço nem nunca conheci e está lá longe, do outro lado do Atlântico.

Superar o desenraizamento que ameaça fazer ruir todos os meus laços com as lugares e as pessoas, ser sempre eu mesma o suporte que permite o encontro, a bonança, o perdão e o riso. Fazer deste estuário o meu porto e dele sair rumo ao mundo.

Superar-me, desafiar-me, desconfortar-me, ir. Deitar-me num campo de tremocilha e respirar todas as estrelas a céu aberto.

~CC~





5 comentários:

  1. Que planos mais bonitos e impossíveis de realizar, em cada um cabe um mundo, CC. Desejo que realize alguns; ou todos, mas não em todo o tempo. Que reste tempo livre e acaso, sem objectivos, apenas para fruir a vida. De toda a maneira, eles sempre acontecem. Vamos esperá-los com o sorriso possível.
    Bom Ano 2024, CC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 2024 passe aqui no estuário para um café, chá ou laranjada😊. E obrigada pela sua companhia aqui, sempre atenta. Beijinho

      Eliminar
  2. Guerra e morte, ainda que andem juntas, não são irmãs, são antes, parentes próximos por afinidade da ganância de uns poucos.
    A morte, enquanto finitude, é a única coisa certa que temos, embora não a saibamos aceitar, porque ela nos rouba sempre alguém que amamos mas, cabe-nos a nós honrá-los, mantendo-os vivos nos nossos corações. O tempo ensinou-me isso a duras penas.
    Um beijinho daqui até aí, e o desejo sincero de um novo ano, com muitas alegrias e saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um beijinho para essa latitude e obrigada por vir. Bom ano!

      Eliminar

Passagens